A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA PREVENÇÃO, TRATAMENTO E SINTOMATOLOGIA EM MULHERES COM ENDOMETRIOSE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

In: REMUNOM · 2025 · vol. 20(2) , pp. 1–17 · doi:10.66104/p2awjm36 · W7152674827
article OA: diamond CC0

Abstract

A endometriose é uma enfermidade inflamatória crônica, sensível às variações hormonais, que acomete mulheres durante a fase reprodutiva, caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio localizado fora do útero, acometendo cerca de 10% das mulheres em idade fértil sendo uma das principais responsáveis por dores pélvicas persistentes, dispareunia, dismenorreia e problemas relacionados à fertilidade, sua origem é multifatorial, englobando aspectos genéticos, imunológicos, hormonais e ambientais. Material e métodos: Foi conduzido um levantamento de estudos nas bases de dados da Scielo, Google Acadêmico, Pubmed, Lilacs, publicados entre os anos de 2020 a 2025, capturando 8 artigos que preencheram todos os critérios de inclusão. Resultados: Dos 8 estudos analisados, 2 artigos avaliaram que o consumo de cálcio proveniente de laticínios na adolescência na prevenção de surgimento da endometriose. 1 artigo avaliou a relação entre níveis séricos de carotenoides e o risco de endometriose. 2 artigos avaliaram modificações alimentares como retirada de glúten, leite e soja e a inclusão de vegetais e dieta com Low FODMAP e dieta para endometriose auxiliam na redução da dor e sintomas da endometriose. 3 artigos avaliaram a utilização e suplementos com efeito anti-inflamatório. Conclusões: O resultado da presente pesquisa, demonstrou que o consumo adequado de laticínios fontes de cálcio, está associado a menor risco de desenvolvimento da endometriose, principalmente quando introduzido desde a adolescência. A alimentação rica em carotenoides pode ser uma estratégia preventiva, embora sejam necessários mais estudos que comprovem seu mecanismo de ação e eficácia. As intervenções dietéticas como dietas anti-inflamatórias, Low FODMAP ou com exclusão de glúten, laticínios e soja, podem reduzir a dor pélvica, além de contribuir na melhora dos sintomas e na qualidade de vida. A suplementação com ômega-3 e vitaminas C e E, também mostrou resultados positivos na diminuição da inflamação e do estresse oxidativo, indicando benefícios no tratamento complementar.

My notes (saved in your browser only)

Citation neighborhood

Papers in the corpus that this work cites (lower rings, blue) and that cite this one (upper rings, green). Dot size scales with the paper's in-corpus citation count — bigger dot = more influential within the endo/adeno field. Click a dot to open that paper. [ expand to 2 hops ] — adds papers reached through this work's immediate citers/citees. Heavier; up to 60 extra dots.

References (19)

Cited by (1)

Source provenance

openalex
last seen: 2026-06-10T17:14:06.276822+00:00
License: CC0 · commercial use OK