Abstract
Introdução: A endometriose é caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade, sendo totalizada por uma doença ginecológica inflamatória. Estima-se que no mundo seis a dez por cento das mulheres com dificuldades reprodutivas sejam afetadas por essa doença. As afetadas, têm comumente sintomas como dispareunia, dismenorreia, dor pélvica intensa; mas, como podem ser assintomáticas. Essa variedade sintomática dar-se-á pela característica intrínseca dos diferentes fenótipos a ela associada. Outrossim, tem-se que o tratamento é individualizado, indo desde práticas observacionais, medidas terapêuticas, até procedimentos cirúrgicos. Objetivos: Realizar uma revisão da literatura com o objetivo de correlacionar a dificuldade reprodutiva com uma doença ginecológica inflamatória. Metodologia: Concerne de uma revisão de literatura, do tipo narrativa, para a qual foram considerados apenas os artigos mais relevantes. Foram buscados artigos indexados nas bases de dados: PubMed, Google Acadêmico, Lilacs e Scielo. O período de abrangência foi de 2005 a 2021. Resultados: Como base dos mecanismos que afetam a fertilidade das mulheres com endometriose, tem-se uma grande alteração anatômica pélvica. Tal, quando existente, é provocada pelo processo aderencial e pela presença de fluído peritoneal inflamatório. Dessa maneira, pode ocorrer disfunção tubo-ovariana, diminuição quantitativa e/ou qualitativa ovocitária, disfunção ou bloqueio do transporte de gametas e alteração da qualidade espermática. Ademais, a nível ovárico, a proporção de folículos primordiais presentes nos ovários com endometriomas, é significativamente menor. Outrossim, pela fisiopatologia conhecida da doença, os endometriomas contêm agentes potencialmente tóxicos, como o ferro livre que poderá danificar o tecido ovárico em redor Conclusão: A endometriose relacionada à infertilidade feminina é um tema que gera controvérsias, uma vez que, pesquisadores não entraram em consenso. Porém conclui-se que é alta a prevalência da endometriose em mulheres inférteis. E, com isso, surge a necessidade de aprofundar as práticas usadas para o diagnóstico e tratamento da doença, bem como correlacionar um acompanhamento para mulheres com dificuldade em reproduzir decorrente da endometriose.
Full text
604 characters
· extracted from
oa-html
· click to expand
III Congresso Brasileiro de Saúde On-line
O III Congresso Brasileiro de Saúde On-line ocorreu entre os dias 06 a 09 de junho de 2022, considerado como um evento de caráter técnico-científico destinado a acadêmicos, profissionais e curiosos na área da Saúde.
O objetivo central do evento foi difundir o conhecimento e estimular o pensamento científico, discutindo temas de grandes relevâncias na área da Saúde, com o intuito de atingir o maior número de pessoas possíveis. O III CONBRASAU também contou com um espaço para apresentação de trabalhos científicos e publicações de resumos nos anais do evento.
Text is read by the "Ask this paper" AI Q&A widget below.
Extraction quality varies by source — PMC NXML preserves structure
cleanly, OA-HTML may include some navigation residue, and OA-PDF can
have broken hyphenation. The publisher copy
(via DOI)
is the canonical version.