Full text
3,856 characters
· extracted from
oa-html
· click to expand
Subscribe to RSS
DOI: 10.1055/s-0041-1741839
Diferentes Opções de Tratamentos para Pacientes com Endometriose Profunda com Acometimento Intestinal
Authors
-
Área: ENDOMETRIOSE
-
Data: 01/09/2021
-
Horário: 09:30 às 11:00
Forma de Apresentação: Vídeo Livre
Introdução A incidência estimada de endometriose intestinal em pacientes com endometriose profunda varia de 5,3% a 12%. O manejo cirúrgico da endometriose intestinal é sempre uma opção após a falha do tratamento médico em caso de lesões progressivas ou em pacientes com funções sexuais ou reprodutivas prejudicadas que resultam na alteração da qualidade de vida. Várias técnicas cirúrgicas laparoscópicas foram descritas para a endometriose intestinal, como raspagem ou chamado também como shaving, excisão discoide e ressecção segmentar
Relato de Caso Trata-se de uma recopilação de vários casos de pacientes entre 20-35 anos de idade que suas principais queixas foram dor abdominal crônica, dispareunia e infertilidade. Todas as pacientes foram diagnosticadas com endometriose profunda por meio de USG endovaginal e Ressonância Magnética de Pelve, as mesmas tiveram falho do tratamento clínico e foi indicado tratamento cirúrgico. A cirurgia é foi sempre iniciada pela equipe de Ginecologia, que realizam o tratamento de endometriose profunda, e no caso de ter acometimento intestinal a cirurgia era assumida pela equipe de Coloproctologia. Durante as diferentes cirurgias se identificou lesões de endometriose em íleo terminal, apêndice cecal e no reto. Foram realizados diferentes procedimentos intestinais, desde simples até os mais complexos. Foi realizado ressecção de lesões com shaving, apendicectomia, ressecção intestinal em disco usando grampeador circular e ressecções segmentares quando a lesão intestinal era maior que 2cm. Todas as pacientes no pós-operatório foram manejadas com protocolo ERAS, nenhuma delas precisou CTI após cirurgia e a média de internação foi de 3 dias, obtendo alta sem grandes complicações.
Discussão Nas últimas décadas os casos de endometriose profunda vêm aumentado progressivamente. O algoritmo de tratamento para endometriose profunda com acometimento intestinal deve ser individualizado. Vários fatores devem ser analisados, como idade da paciente, intensidade da dor, risco de obstrução intestinal e desejo de gravidez. Para pacientes assintomáticos, as indicações para cirurgia são limitadas ao risco de obstrução intestinal e, possivelmente, o objetivo de fertilidade após falhas de fertilização in vitro. A cirurgia intestinal para endometriose tem sido um assunto de debate há vários anos, especialmente em relação ao risco de complicações maiores, como fístulas retovaginais e de anastomose. Da mesma forma, em 2017 Donnez e Roman relataram taxas de 0,25%, 2,8% e 4,3% para o risco de fístula retovaginal após shaving retal, excisão de disco e ressecção segmentar, respectivamente. Nesse vídeo apresentamos as diferentes opções de tratamento que podem ser realizados em pacientes com endometriose profunda com acometimento intestinal, que pode ser desde shaving até uma ressecção maior de um segmento intestinal com criação de uma anastomose, e, independentemente do qual foi o procedimento realizado os pacientes evoluíram favoravelmente e sem complicações.
Publication History
Article published online:
04 January 2022
© 2022. Sociedade Brasileira de Coloproctologia. This is an open access article published by Thieme under the terms of the Creative Commons Attribution-NonDerivative-NonCommercial License, permitting copying and reproduction so long as the original work is given appropriate credit. Contents may not be used for commecial purposes, or adapted, remixed, transformed or built upon. (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/)
Thieme Revinter Publicações Ltda.
Rua do Matoso 170, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20270-135, Brazil
Text is read by the "Ask this paper" AI Q&A widget below.
Extraction quality varies by source — PMC NXML preserves structure
cleanly, OA-HTML may include some navigation residue, and OA-PDF can
have broken hyphenation. The publisher copy
(via DOI)
is the canonical version.